11 sites para encontrar vagas e trabalhar online para empresas estrangeiras
Você quer trabalhar online para empresas estrangeiras dentro da área de TI? Pois saiba que isso é perfeitamente possível.
Se você sempre quis ir para o exterior porque lá tem melhores oportunidades, mas não tem condições financeiras ou não quer ficar longe da família.
Hoje em dia, com o trabalho remoto, você pode ter excelentes oportunidades em outros países sem sair de casa.
Para isso, será necessário cumprir alguns requisitos como em qualquer outro trabalho, mas pense que será muito mais fácil.
Afinal de contas, você não vai precisar de passaporte ou visto, o que já é meio caminho andado.
Existem diversos sites pelos quais você pode se candidatar a diversas vagas no exterior de forma freelancer ou em tempo integral.
É possível encontrar a vaga perfeita, aquela que sempre sonhou!
Confira quais sites são eles e o que você precisa para encontrar vagas remotas internacionais!
1. Upwork
Assim que você entrar no site, você deve clicar em “Find Work” no menu superior e encontrar opções de trabalho de acordo com as suas habilidades.
No menu lateral, é possível fazer um filtro selecionando “Desenvolvimento e TI” para que só apareçam vagas dessa área.
É só procurar aquela ou aquelas nas quais você cumpre os requisitos e a remuneração está de acordo com o que deseja.
2. Toptal
Ao entrar no site, você deve se candidatar como freelancer e fazer o seu cadastro ou acessar para fazer o login usando o Linkedin.
É uma empresa que está no mercado desde 2010 e já gera credibilidade, pois mais de 500 pessoas participam dela em mais de 60 países.
3. Freelancer
Pelo nome já dá pra imaginar que modelo de trabalho vai encontrar no site.
Portanto, se você está querendo algo mais fixo, esse site não é o mais indicado, mas pode ser ótimo para trabalhar de maneira pontual enquanto algo “melhor” não aparece.
4. Remote.com
Aqui, você vai se candidatar às vagas e firmará contrato de trabalho com a Remote.com e não com a empresa final.
Porém, prestará serviço para empresa no exterior e receberá como tal. A Remote tem apenas o papel de contratar os profissionais e facilitar os trâmites burocráticos.
5. Remote.co
Você pode acessar o site e clicar em “Remote Jobs”.
Aparecerá uma tela com diversas oportunidades para você se candidatar e poderá fazer um tipo de “filtro” usando uma palavra-chave no campo de busca, por exemplo, “desenvolvedor”.
6. We Work Remotely
É uma plataforma utilizada por grandes empresas, como Amazon e Google, para conseguir encontrar profissionais para trabalhar de forma remota.
É só descer a página que, de cara, você já encontra oportunidades para trabalhar online para empresas estrangeiras.
7. Arc.dev
O primeiro passo é criar o seu perfil no site que será avaliado pela equipe. Assim que for aprovado, ela entrará em contato confirmando que você já pode se candidatar.
É interessante ter um perfil verificado para ter maiores e melhores oportunidades.
8. Remoteok.io
Um outro site que também tem como clientes grandes empresas como Amazon, Shopify e o próprio UpWork que mencionamos aqui no texto.
É só ir no campo de pesquisa, bem no meio da página, e começar a digitar no que você quer trabalhar. Daí é só escolher e aparecerá uma lista de trabalhos remotos para se candidatar.
9. X-Team
Esse site lida com empresas como Intel, Fox, Sony, Dell e outras bem conhecidas.
Portanto, dentro dele, você tem a chance de trabalhar com elas. É um site de trabalho remoto específico para desenvolvedores e está no mercado desde 2006.
10. LinkedIn
Se você ainda não conhece essa rede social do mercado profissional, está perdendo grandes oportunidades.
O mesmo podemos dizer daqueles que têm um perfil lá, mas não utilizam e não participam do Linkedin.
Trata-se da maior rede social profissional e não é apenas um bom lugar para encontrar vagas, mas também um lugar para ser encontrado pelas empresas.
11. Trio
Nós começamos em 2017, mas apesar de ser novata na área, não se engane: a equipe que faz parte dela já tem muito tempo de experiência com trabalhos remotos para profissionais de TI.
O Daniel, cofundador e CEO, por exemplo, tem 20 anos de experiência e já trabalhou para empresas de grande porte como Xerox e HSBC.
A Trio atua como uma intermediadora da vaga, selecionando empresas e profissionais para garantir que todo o processo de trabalho seja realizado com excelência.
Além disso, eles também cuidam de todo o processo de pagamento e documentação necessária. Oferecem todo o suporte sempre que você precisar.
Não somos apenas uma empresa que oferta vagas. Na verdade, você prestará serviço para a Trio, mas receberá como se trabalhasse para uma empresa estrangeira.
Isso significa que nós asseguramos o seu pagamento e lidaremos com qualquer problema relacionado ao trabalho que será prestado. Muito bom, hein?
Acesse a página vagas de emprego, nela você vai encontrar oportunidades disponíveis e poderá analisar se preenche ou não os requisitos.
Como se candidatar para vagas remotas de tecnologia do exterior?
Como você pode perceber, todos esses sites ou a maioria deles, têm um lugar para que você possa entrar em contato ou se cadastrar como profissional que quer encontrar uma vaga, seja em tempo integral ou freela.
É preciso ter bastante atenção e entender bem como os processos dentro de cada site de vagas funcionam.
Por exemplo, você vai lidar diretamente com o cliente ou é a empresa do site que faz isso? O pagamento será direto ou terá uma intermediária? Alguém será capaz de garantir esse pagamento?
Tiradas as dúvidas, você pode se cadastrar se se sentir seguro o bastante e deixar o seu perfil o mais completo possível.
Provavelmente, os clientes vão querer dar uma olhada, portanto, quanto mais informações relevantes melhor. Esse não é o momento de perder a oportunidade de mostrar todo o seu talento.
O que avaliar nas vagas para trabalhar online para empresas estrangeiras?
Bom, primeiro você precisa entender se cumpre com os requisitos.
Por exemplo, você tem um CNPJ? Se a resposta for não, então, antes de se candidatar, é importante que veja quais os trâmites legais necessários para emitir nota na sua cidade, quais os valores a pagar, em que categoria de empresa você se classifica, entre outros pontos.
Se você não puder ter um CNPJ neste momento, de nada adianta continuar olhando vagas que pedem a emissão de nota como pré-requisito, não é verdade?
É interessante também avaliar outros fatores como:
- oportunidades de crescimento dentro da empresa;
- se tem ou não horário flexível;
- se você consegue trabalhar de acordo com o fuso horário;
- as folgas, férias e feriados;
- como funciona em situações de doença;
- entre outros.
Como se preparar para entrevistas de empresas estrangeiras?
O que você precisa é saber quais são os principais requisitos das empresas, entender o que a maioria pede nessas situações.
Por exemplo, a maioria das empresas só aceitam profissionais com experiência, uma média de 3 anos, portanto, se você ainda não cumpre isso, é bom correr atrás das vagas brasileiras para adquirir.
Inglês fluente é mais do que necessário, afinal de contas, você vai ter que lidar com programas e reuniões todos em inglês.
Também pode ser necessário experiência em áreas muito específicas. Se essa área é o seu objetivo, é bom ir se preparando.
Verifique também quais são as responsabilidades que as vagas costumam pedir. Dessa forma, fica mais fácil ir atrás de experiência mais direcionada.
Como criar um bom currículo ou portfólio para vagas remotas em empresas estrangeiras?
Além de experiência, fluência em inglês e habilidades específicas, as empresas estão em busca de pessoas que saibam trabalhar em equipe.
Talvez, essa seja uma das habilidades mais importantes, pois lidar com pessoas não é algo fácil, especialmente de outra cultura.
O choque cultural pode ser algo complicado para se adaptar, portanto, é importante saber como lidar com isso, especialmente no início da prestação de serviço.
Saber sobre autogerenciamento e organização também é outro fator que precisa estar em destaque no seu currículo.
Como profissional autônomo e que, provavelmente, não vai precisar cumprir horários, assim, ter um curso ou saber demonstrar de alguma forma que você consegue fazer isso é fundamental.
Você também pode contratar alguém ou uma consultoria para te ajudar a fazer o seu currículo. Inclusive, pode pedir nossa ajuda também com algumas dicas de como melhorar.
Existem diversos conteúdos que podem te ajudar a montar um currículo específico para área de TI que brilhe aos olhos dos clientes.
Trabalhar online para empresas estrangeiras não é algo difícil, aliás, está bem longe disso, pois existem diversas opções no mercado.
Opte por uma que tenha responsabilidade e que, acima de tudo, consiga facilitar esse processo do início ao fim.